
Educacenso
Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional e a coleta de dados tem caráter declaratório. O levantamento permite compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, municípios e escolas, permitindo o acompanhamento da efetividade das políticas públicas. As informações declaradas devem ser precisas, pois dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de guiarem as políticas públicas de educação
Desde 2007, a coleta de informações no censo da educação básica tem sido realizada online por meio do sistema Educacenso. Esse sistema trouxe uma melhoria significativa na precisão dos dados. Em vez de apenas fornecer um número agregado de alunos matriculados, as escolas agora fornecem informações detalhadas sobre cada aluno. Isso inclui dados como nome completo, data de nascimento, gênero, etnia, nomes dos pais, local de nascimento, endereço residencial, se o aluno requer atendimento especial, se usa transporte público, se possui necessidades educacionais especiais e seu desempenho escolar no ano anterior. Essa mudança permitiu uma compreensão mais completa e detalhada do cenário educacional.
Pode usar a internet pra responder Censo?
Da mesma maneira, são requisitadas informações referentes a cada professor que esteja liderando uma sala de aula, detalhes sobre as turmas em funcionamento e informações adicionais sobre a escola, incluindo sua infraestrutura, equipamentos, participação em programas como fornecimento de livros didáticos e alimentação escolar. Além disso, são coletados dados educacionais, como os tipos de ensino oferecidos (regular, especial ou para jovens e adultos) e as etapas de ensino (creche, pré-escola, ensino fundamental, médio e profissional). O levantamento também aborda a utilização de materiais didáticos específicos para grupos étnicos, a disponibilidade de salas de recursos e a oferta de atendimento educacional especializado.
Quais dados são coletados além dos dados do aluno?
As informações provenientes do censo escolar são a fonte mais abrangente de dados que o Ministério da Educação utiliza na elaboração de políticas e na criação de programas educacionais. Esses dados são essenciais para estabelecer critérios que determinam como os diferentes tipos de recursos serão distribuídos para escolas, estados e municípios. Em resumo, o censo escolar desempenha um papel central na tomada de decisões e na alocação de recursos no campo da educação
Qual a importância da coleta de dados no Censo?
Secretaria de Educação e o Censo Escolar
contato:semed.pe@semedribeirao.com.br


Para qualquer dificuldade no acesso ao Censo Escolar procure sua secretaria de educação, ou através do e-mail de contato:
Educação Conectada
O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Para isso, foi elaborado com quatro dimensões que se complementam, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura.
O programa promove iniciativas como preparar as escolas para receberem conexão à internet, oferecer aos professores a oportunidade de explorar novos materiais educacionais e permitir que os alunos tenham acesso às mais recentes tecnologias educacionais.
A implementação do programa ocorreu e está em desenvolvimento em três etapas: Fase Inicial (2017 a 2018): Durante este período, o programa foi desenvolvido e introduzido com metas específicas, visando atender a 44,6% dos alunos da educação básica.
Pontos importantes do PIEC
É prioridade garantir que as escolas públicas de educação básica tenham condições equitativas para usar a tecnologia em suas práticas pedagógicas
Proporcionar acesso à inovação e tecnologia em escolas localizadas em áreas com desafios socioeconômicos significativos e baixo desempenho em indicadores educacionais.
Garantir que haja acesso à internet de qualidade e com velocidade adequada para atender às necessidades tanto dos professores quanto dos alunos em suas atividades pedagógicas.
Condicionar amplo acesso a recursos educacionais digitais de alta qualidade e promover a formação de professores e gestores em práticas pedagógicas que incorporem a tecnologia e saibam como utilizá-la de maneira eficaz.
Promover a colaboração entre órgãos federais, permitir que os professores tenham autonomia no uso da tecnologia para fins educacionais e incentivar o protagonismo dos alunos.
Fase de Expansão (2019 a 2021): Nessa fase, houve uma expansão significativa das metas, com o objetivo de alcançar 85% dos alunos da educação básica. Além disso, foi iniciada a avaliação dos resultados obtidos até então.
Fase de Sustentabilidade (2022 a 2024): Nesta etapa, o programa visa atingir todos os alunos da educação básica, atingindo uma cobertura de 100%. Além disso, o programa já passou a ser uma Política Pública de Inovação e Educação Conectada, buscando manter sua continuidade e impacto a longo prazo.
Programa Dinheiro Direto nas Escolas
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), criado em 1995 e também conhecido como PDDE Básico, está atualmente regulamentado pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, datada de 16 de setembro de 2021. Essa resolução estabelece diretrizes para o apoio técnico e financeiro, bem como para a fiscalização e acompanhamento da execução do programa. Isso ocorre em conformidade com o que está disposto na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Em resumo, a resolução define as regras e procedimentos para o funcionamento do PDDE, que tem como objetivo fornecer recursos financeiros diretos às escolas para melhorias e suprimentos necessários.
A contribuição do PDDE consiste em:
Provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento;
A promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica;
E incentivo da autogestão escolar e do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.
Qual é o destino do PDDE?
escolas públicas de educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal;
escolas públicas de educação especial das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal; e
escolas privadas de educação especial qualificadas como beneficentes de assistência social ou de atendimento direto e gratuito ao público.
Os recursos do PDDE Básico são destinados aos estudantes matriculados nas:
Como acessar o PDDE?
É por meio de Entidades que o FNDE repassar os recursos e ações integradas
Entidade Executora EEx
Entidade Mantenedora - EM
Entidade Executora - UEx
Prefeitura, Secretaria estadual, Representante das escolas públicas da rede de ensino deve fazer a adesão pelo site:
Representante de escola pública com mais de 50 (cinquenta) estudantes, deve se cadastrar pelo site:
Representante de escola privada de educação especial qualificada como beneficente de assistência social ou atendimento direto e gratuito ao público

Estudantes Universitários da Rede Municipal que precisam de Transporte para seus locais de Graduação ou Curso, podem fazer seu cadastro online, procurar a Secretaria Municipal de Educação da cidade local e adquirir a sua Carteira de Transporte Universitário.
TRANSPORTE ESCOLAR
Documentos necessários para a Aquisição da Primeira Carteira de Transporte Escolar:
Ficha de Cadastro Online corretamente preenchida
Xerox de Identidade
Xerox de CPF
Foto 3x4
Comprovante de Residência
Comprovante de Matrícula ou Comprovante de Pagamento atualizados da Instituição de Ensino de 2025 ou final de 2024.
Documentos necessários para a Renovação da Carteira de Transporte Escolar:
Ficha de Cadastro Online corretamente preenchida
Foto 3x4
Comprovante de Matrícula ou Comprovante de Pagamento atualizados da Instituição de Ensino de 2025 ou final de 2024
Após o cadastro online, entregue sua documentação na Secretaria Municipal de Educação
ATENÇÃO: Só serão aceitos comprovantes de vínculo emitidos em 2025 ou final de 2024 e em nome do estudante assinadas e com carimbo ou assinadas digitalmente. A secretaria NÃO irá emitir declaração provisória de transporte.
Distribuição de Merenda
Carteira de Estudante
Atendimento ao público
Informação Normativa
Outros serviços:


Rua Caetano Monteiro s/n Centro Ribeirão - PE CEP 55520-000
E-mail: semedribeirao.pe@ribeirao.pe.gov.br
Endereço
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta: 07h às 17h
Conselho da Fundeb - CACS FUNDEB
Conselho Municipal de Educação - CME
Conselhos e Comitês
Conselho Escolar
Conselho da Merenda Escolar - CAE
semed.pe@semedribeirao.com.br